terça-feira, 9 de julho de 2013

VANESSA x VANGÁ

Desde que eu era criança sempre gostava de brincar com bonecas, em todas as datas comemorativas eu pedia para meus pais alguma boneca, na maioria das vezes era Barbie. Lembro perfeitamente que eu passava horas e horas brincando com elas. Minha mãe naquela época costurava roupas pra ela, pra mim e para meus irmãos, sempre sobrava alguns retalhos e eu pegava para confeccionar roupinhas para as minhas Barbies, acho que foi ai que tudo começou.

Em 2005 ou 2006, não lembro, eu estava me formando no colegial, e ai veio a duvida... O que eu vou ser quando crescer? Na época não existia nenhum curso de Moda nas Faculdades de Campinas, então escolhi o curso de Publicidade e Propagando. Fiz a prova no primeiro e no segundo semestre daquele ano, passei nas duas mas não quis entrar em nenhuma delas. No fundo eu queria mesmo era o curso de Moda! Até que um lindo dia minha amiga Elaine me ligou dizendo que encontrou um curso Técnico de Moda no Senac Campinas, não pensei duas vezes, fui lá e já fiz minha inscrição. Era um curso de 2 anos, 2 anos que aprendi muito, apresentei o pior e o melhor trabalho da minha vida.

Final de 2008 deixo a vida em Valinhos e parto para São Paulo, na terceira semana na capital tenho a sorte de começar a trabalhar em uma marca com estilo marcante, muito conceitual, e ali eu passo 3 anos e meio da minha vida, onde tive oportunidades de conhecer cada setor da empresa, obtendo muito conhecimento. Agradeço eternamente as pessoas que conviveram comigo nesse tempo me ajudando e me ensinando muito.
Em 2011 e 2012 passei por mais 2 empresas de moda, me dando uma bagagem maior, um conhecimento de mercado muito amplo.

Nesse período, porém, eu me perdi por um tempo, pensei em desistir de trabalhar com moda, tinha muita experiência na área comercial e tentei entrar em alguma empresa em SP, fazia entrevistas todos os dias, e a galera me perguntava o porque eu não queria mais trabalhar com moda, eu nunca sábia responder. Na verdade eu não queria parar de trabalhar com moda, a única coisa que eu precisava era de férias, férias de SP!

Final de Julho de 2012 recebo um convite para trabalhar em uma loja que iria inaugurar em Agosto, só que era em Valinhos, naquela época meus pais queriam muito que eu voltasse, minhas amigas também, eu sábia que precisava desse tempo pra me achar no mundo novamente, mas era muito difícil pra mim aceitar que eu precisava voltar e recomeçar. Acabei aceitando o convite de conversar com os donos da loja. Era um domingo, fui até o shopping e conheci Rafa e Carol , um casal jovem e muito fofos, aceitei a proposta de emprego e na semana seguinte estava de volta em Valinhos. Na época eu achava que estaria deixando um sonho pra trás, foi difícil, doeu muito.

Dois messes antes da minha volta pra Valinhos, eu e minha prima Gabriela, em nossas longas conversas madrugada a fora, tivemos a brilhante de ideia de criar uma marca de camisetas estampadas e outras peças customizadas. A Gá é Publicitaria e muito criativa, pensamos em unir as mentes criativas e criar um projeto legal pra marca. A Gá é como uma irmã pra mim, nos entendemos só numa troca de olhar, e estava muito legal nosso contato e nossa disposição para que o projeto desse certo. Apresentei para a Gá mil referencias, muitos nomes pra marca, logo e referencias para estampas. Num dia qualquer eu acabei juntando o Van de Vanessa e o Gá de Gabriela, e então nasceu a VANGÁ. Fizemos uma pesquisa com os mais próximos sobre o que achavam do nome, tivemos uma boa aceitação. Em seguida criamos o logo que também foi um super sucesso.

Com a minha volta para Valinhos, sentimos uma dificuldade grande na comunicação, eu não tinha mais tempo de ir pra São Bernardo para continuar as reunião com a Gá. Tivemos que dar uma parada no projeto. Em seguida a Gá recebeu uma proposta na empresa que trabalha, então decidimos deixar a VANGÁ parada pois estávamos nos dedicando mais em nossos trabalho fixos do que no projeto VANGÁ.
Por um tempo resolvi que não queria levar o projeto sozinha, estava desanimada com minha mudança de cidade, desanimada com tudo. Eu sempre comentava com as amigas sobre o projeto, e elas ficavam mais empolgadas que eu. Em Setembro de 2012 fiz um curso de Reiki, foi como um renascer, passei a ver o mundo com outros olhos e me senti forte para realizar novos sonhos, era vida nova naquele momento.

 Passaram alguns messes, já com as energias renovadas e a cabeça no lugar, resolvi retomar o projeto VANGÁ. Confeccionei algumas peças, entrei em contato com alguns fornecedores e ou parceiros. Nesse período entrei na faculdade no Curso de Design de Moda, minha cabeça estava a milhão, eu precisava criar. Eis que surge mais uma dificuldade, Faculdade X trabalho X VANGÁ. Não estava dando conta de tudo ao mesmo tempo, semana de prova então era uma loucura, ou eu deixava de ir na costureira, ou eu esquecia o horário da prova... Final de semana eu queria descansar e nem passava na minha cabeça ir pra SP atrás de tecidos e aviamentos para terminar de confeccionar as peças da Vangá. Resultado, projeto ficou para por mais um tempo. Nessa época conversando com um amigo, em um dos meus desabafos bipolares ( oiii? rsrs), ele me perguntou se eu iria passar o resto da vida fugindo de todas as dificuldades, disse que eu estava fugindo do projeto porque estava difícil, e a comodidade me pegou. Foi um super tapa na cara pra mim, me senti uma derrotada, participei de tantos projetos legais de moda, sempre deu tudo certo com muito trabalho e esforço, e não estava enxergando que estava deixando pra trás o sonho da minha vida só porque eu deveria me organizar melhor, dormir menos, sair menos, me dedicar mais, me preocupar mais com o que era realmente importante. Resolvi deixar de lado tudo que é menos importante. É incrível as coisas que acontece quando estamos focados, quando não deixamos ninguém estragar nossos dias.
.
A mais ou menos um mês atrás, eu conheci a Milena do Clube Bazar da Pinups, fui conhece-lá para tentar colocar minhas peças a vende na loja colaborativa, ela então me convidou para participar com a VANGÁ do evento que vai acontecer agora dia 14 de Julho. Aceitei na hora, mesmo com medo de que não teria tempo para deixar tudo pronto, eu aceitei. Em seguida programei as minhas férias na loja pra ter mais tempo, e férias da faculdade também ajudou bastante. Me senti em um momento decisivo, sabia que precisava me dedicar muito nessas duas semana de férias para que no dia desse tudo certo. Hoje ainda é terça-feira e as coisas estão caminhando como esperado. Ansiedade me consumindo! rs

Resolvi registar um pouco da minha trajetória, quem sabe um dia isso servir de inspiração para outras pessoas. Medo todos nós temos, mas se não tentarmos enfrentar nossos medos e realizar nossos sonhos, o que seriamos? O que seriamos se não fizéssemos o que nos deixa felizes e realizados?

A vida é muito curta pra deixar pra amanhã o que podemos fazer hoje!

Obrigada a todos que estão ao meu lado me apoiando! =)

Beijos!

Vanessa Mayara Pestili


2 comentários:

  1. Van, tô MUITO feliz por você!
    Eu preciso tomar esse tapa na cara, viu!? MORRO de medo de as coisas não darem certo e acabo empacando na hora de ir atrás do que eu quero :(

    ResponderExcluir
  2. Gi, obrigada! =D

    Medo todos nós temos, só não podemos morrer com esse medo, deixar de tentar e perder tempo! Vá fundo amiga! =D

    Beijosssss

    ResponderExcluir