sexta-feira, 17 de maio de 2024

Vida

A história é: onde minha mãe e meus avós moram não tem água há meses. Sim, isso mesmo, não tem água abastecendo o sítio onde eles moram em um bairro rural na cidade de Tatuí, interior de São Paulo. Isso acontece há muitos anos, meus avós moram lá tem talvez 15 anos e sempre tiveram um problema ou outro com isso. A situação se agravou atualmente por vários motivos, acredito que o maior deles seja a falta de vergonha na cara dos governantes da cidade na olharem para aquela comunidade. Tudo que vem acontecendo nas últimas semanas mexeu muito comigo, há mais ou menos 1 ano e meio eu também tive que recomeçar a vida do zero com a roupa do corpo. Só fui entender a dimensão de tudo que eu passei muito tempo depois. Com tudo isso, venho me aprofundando nos estudos psicanalítico - traumático. Porque revivemos emoções dolorosas quando lidamos com acontecimentos catastróficos e nosso subconsciente nos coloca em contato com situações ruins que vivemos no passado? Quando entendemos e aceitamos com mais consciência nosso estado de tristeza, pânico, conseguimos lidar um pouco melhor com a vida e o cotidiano. Mas, será que pessoas com traumas revivi esses sentimentos para sempre? Em algum momento eu entendi que sim, vamos lidar com nossos traumas para sempre. Parte de cada um de nós lidar com tudo isso, não podemos apagar, vamos aprendendo a conviver com as dores e buscar lugares onde possamos criar boas memórias para mesmo com tantos traumas, uma felicidade, amor e paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário